26.5.08

TRAVESSIA NO TEU


Meus compadres e comadres de Uberaba.
Nessa sexta-feira, dia 30 de maio, às 20 horas, com entrada franca, no Teatro Experimental de Uberaba - TEU, estarei apresentando meu trabalho de cultura popular TRAVESSIA-Cantoria de Rabeca que está sendo promovido pelo SESC.

O espetáculo “Travessia” é uma viagem pela nossa cultura popular desde a vinda do romanceiro ibérico ao Brasil até os nossos dias. Abordando as artes populares, literária e musical, que foram determinantes na construção do nosso legado cultural, vou contar a história da nossa gente escrita nas poesias caboclas e cordéis dos nossos maiores poetas populares e nas músicas dos cantadores e rabequeiros.

Utilizando a rabeca e a viola caipira, primeiros instrumentos trazidos pelo colonizador, Travessia mostra os momentos mais significativos da cultura popular, correspondentes aos ciclos do gado, do cangaço, das secas e na relação mais íntima do homem com os sertões.

No programa obras musicais de domínio público e de Zé Côco do Riachão, Beira D’água, Villa-Lobos, Antenógenes Silva, Gereba, Angelino de Oliveira, Raul Torres, Geraldo Vandré e outros, e ainda as poesias caboclas e cordel de José Pacheco, Zé Laurentino, Pompílio Diniz, Zé Limeira, João Cabral de Melo Neto e João Guimarães Rosa.

Travessia vem conquistando platéias pela sua originalidade, ao mesmo tempo em que presta um importante depoimento de afirmação da nossa cultura popular.

O espetáculo conta com a participação especial do músico Luciano Duarte bacharel em música pela Unicamp executando viola-caipira de 10 cordas e violão.

14.5.08

ARTE EXPLANADA NO TEATRO SESIMINAS


Meus compadres e comadres.

No próximo domingo, às 10 horas da manhã, no Teatro Sesiminas, com ingresso a preço promocional de R$ 5,00(preço único) esteremos dando inicio a esta série de concertos comentados que tenho certeza será magnifica.

A ACUAS e o SESI (Centro de Cultura José Maria Barra), entidades parceiras na execução de atividades culturais em Uberaba, promoverão durante o ano de 2008 a série ARTE EXPLANADA - que faz parte do seu programa de formação de platéia.

A série ARTE EXPLANADA será apresentada uma vez por mês e em cada evento abordará um período histórico da História das Artes com músicas dos compositores correspondentes e projeção em data show de obras dos mais importantes artistas da pintura, escultura e arquitetura conceituando o desenvolvimento da História da Música, inter-relacionando-o a outras manifestações artísticas através de linguagem acessível ao público.

A primeira apresentação da série enfocará as artes do período Barroco (Século XVII) e terá as participações do “ACUAS-Quinteto de Cordas” formado por Robert Cruz e Marcos Fuzaro (violinos); Jeziel Paiva (viola); Laura McNight (violoncelo) e Rosana Caetano (contrabaixo) e terá as participações especiais de Marvile Palis (flauta) e Cristina Arruda (contínuo).

No evento além da exposição de imagens de obras de Bernini, Rubens, Caravaggio e Aleijadinho serão executadas obras de Pourcel, Vivaldi, Bach e Handel.

Sintam-se convidados

IMPERDÍVEL!!!