13.11.10

A ARTE NA GUERRA

Meus compadres e minhas comadres.
Minha amiga Marville Palis, excelente flautista, chorona (toca chorinho), me mandou um post que exibo abaixo para mostrar o quanto a música é necessária nesse mundo modificado.

Mozart reduz criminalidade em shopping de cidade da Nova Zelândia

Alto-falantes com música clássica foram colocados no estabelecimento.
Ocorrências diminuíram de 77 por semana em 2008 para duas em 2010.

Um compositor do século XVIII está ajudando a polícia de uma cidade da Nova Zelândia a combater o crime, informou nesta segunda-feira (8) a agência de notícias nacional. Segundo uma reportagem do jornal "New Zeland Herald", a introdução de alto-falantes que tocam Wolfgang Amadeus Mozart e outras músicas clássicas em um shopping de Christchurch em junho de 2009 levou a uma diminuição na taxa de criminalidade.

Uma comparação revela que o número de ocorrências atendidas pelos seguranças diminuiu de 77 por semana em outubro de 2008 para apenas duas neste ano. Incidentes envolvendo drogas e álcool caíram de 16 em 2008 para zero neste ano, e o número de vezes que seguranças tiveram que ajudar lojistas com clientes problemáticos caiu de 35 para zero.

As estatísticas incluem, segundo a reportagem, incidentes atendidos em quatro ruas nas proximidades do shopping e dentro do estabelecimento. Segundo um oficial de polícia local, Gordon Spite, "a música tem tido efeito calmante."

2.11.10

Novo Fundo Nacional da Cultura levará 7 vezes mais verba ao setor

O novo Fundo Nacional da Cultura ampliará de R$ 40 milhões para R$ 296 milhões os recursos destinados à cultura. A informação é do secretário executivo adjunto do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, que participou dia 20 de outubro da reunião do Conselho Nacional de Política Cultural na qual foi estipulado o aumento.

Vidigal disse que, além do aumento dos recursos, o fundo possibilitará maior participação da sociedade civil. “O orçamento será gasto através de editais públicos. Os comitês setoriais acompanharão a fiscalizarão e execução dos recursos”, afirmou.

Os recursos serão distribuídos em oito fundos setoriais, nas seguintes áreas: Acesso e Diversidade; Ações Transversais; Artes Visuais; Inovação Audiovisual; Circo, Dança e Teatro; Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa; Música; e Patrimônio e Memória.

Segundo o representante da área Acesso e Diversidade, Chico Simões, a sociedade civil está avançando nas discussões da destinação dos recursos públicos. “Há anos, revindicamos a participação da sociedade no uso dos recursos públicos. Antes, o dinheiro era usado como um balcão de negócios. Com este novo formato, a sociedade civil estará presente.”

Para o conselheiro do colegiado Teatro, Márcio Silveira, o mais importante é a possibilidade de participação dos diversos setores beneficiados. “Fomos consultados para a reformulação do fundo. O teatro nunca foi ouvido antes”, disse.

O plano de trabalho do Fundo Nacional de Cultura foi lançado dia 20 de outubro pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, no segundo dia de reunião do Conselho Nacional de Política Cultural.

Fonte: Agência Brasil