31.8.07

Concerto dos meus alunos


Meus compadres e comadres.
Neste sábado, às 20 horas, no Teatro Sesiminas do Centro de Cultura José Maria Barra, a Orquestra Jovem e o Grupo de Choro do Centro Cultural Campos Elíseos de Ribeirão Preto estarão se apresentando em evento que marcará o lançamento do projeto social "Rabeca Sapeca".

Proposto por nós da ACUAS (Associação Cultural Antenógenes Silva), o citado projeto já conta com as parcerias do SESI-FIEMG e ROTARY CLUB DE UBERABA e esperamos poder fechar mais algumas a partir do evento deste sábado.

A apresentação é também para homenagear o ROTARY CLUB DE UBERABA que está completando 70 anos e que através do seu presidente, Irizon Amaral Arantes, não está economizando esforços para a realização do evento.

A apresentação da Orquestra Jovem e do Grupo de Choro vai mostrar a Uberaba onde a ACUAS e seus parceiros pretendem chegar com o projeto "Rabeca Sapeca", que é idealizado nos moldes do projeto implantado no Centro Cultural Campos Elíseos de Ribeirão Preto, que já colhe os frutos de um trabalho executado com excelência operacional.

Todos nós, ACUAS, ROTARY E SESI-FIEMG temos muito a agradecer ao Secretário de Cultura de Ribeirão Preto, Dr. Vicente Seixas e à Coordenadora do Centro Cultural Campos Elíseos, Denísia Costa, e dizer que sem o empenho de cada um essa apresentação não seria possível.

A abertura do concerto será a apresentação de um regional de choro (violões, cavaquinhos e percussão), executando obras dos mais consagrados compositores nacionais e em seguida a Orquestra Jovem interpretará obras de Antônio Vivaldi, Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, entre outros.

A Orquestra Jovem e o Grupo de Choro são formados por jovens de 10 a 16 anos que participam dos cursos de instrumentos de cordas oferecidos pelo Centro Cultural Campos Elíseos de Ribeirão Preto: violino, viola de concerto, violoncelo, contrabaixo, violão e cavaquinho.

CENTRO CULTURAL CAMPOS ELÍSEOS DE RIBEIRÃO PRETO
Mantido pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto foi criado em 1º. de agosto de 1.999, com o objetivo de desenvolver ações e projetos sócio-educativos-culturais na área de música e dança.

Tornou-se referência no ensino de artes em Ribeirão Preto e ganhou reconhecimento da comunidade por oferecer oportunidades aos jovens de se aperfeiçoarem e exercitarem suas aptidões artísticas.

Promovendo a inclusão social e cultural através de ação arte-educativa conta com um corpo docente de 22 profissionais e um corpo discente de 1.342 alunos, atingindo a faixa etária de 8 meses a 16 anos, distribuídos nos cursos de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, cavaquinho, piano, flauta-doce, musicalização, prática de orquestra, matérias teóricas, ballet (clássico e contemporâneo), dança de rua e capoeira.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL ANTENÓGENES SILVA - ACUAS
Organização Não Governamental que vem somar às demais instituições da área cultural desta cidade no desenvolvimento de projetos culturais além de manter e desenvolver trabalhos artísticos de grupos ou corporações musicais que venham, por ela, ser constituídos.

O nome da entidade foi escolhido como forma de homenagear o grande músico Antenógenes Silva, um dos maiores músicos nascidos em nossa terra, compositor de inúmeras obras que integram o nosso cancioneiro popular e que o elevam ao patamar dos grandes melodistas da música popular brasileira.

A ÁCUAS inicia suas atividades em Uberaba promovendo parcerias em projetos que visam a promoção da cidadania e a inclusão social e cultural uma vez que entre seus objetivos está o de contribuir para o enriquecimento da cultura da cidade e região, por meio de uma programação cuidadosamente oferecida que visa criar e conservar o contato entre arte e sociedade.

Através de sua programação artística e cultural garantirá em Uberaba a presença de artistas, maestros, músicos de renome nacional e internacional, professores, críticos de arte, além de desenvolver cursos de formação e especialização musical e cultural, pesquisa científica, seminários, festivais, entre outros.

Uma sugestão: chegue cedo para garantir um bom lugar. O Teatro Sesiminas tem pouco mais de 530 lugares e os ingressos (R$ 10,00 e R$ 5,00) já estão acabando.

Ah! Ia me esquecendo. Além de pagar o preço do ingresso tem que levar 2 quilos de alimentos não perecíveis. O concerto é beneficiente.