1.10.08

TRAVESSIA: Do Romanceiro à Zé Côco do Riachão


O espetáculo “Travessia: Do Romanceiro a Zé Côco do Riachão" será apresentado no Teatro SESIMINAS, dia 11 de outubro, 21 horas, fazendo parte do Projeto Circulação de Espetáculos do Centro de Cultura José Maria Barra, com patrocínio da VALMONT, através da Lei Rouanet (Ministério da Cultura).

É uma viagem pela nossa cultura popular desde a vinda do romanceiro ibérico ao Brasil até os nossos dias, mostrando as manifestações artísticas populares que foram determinantes na construção do nosso legado cultural.

JEZIEL PAIVA conta a história da nossa gente escrita nas poesias caboclas, causos e cordéis dos nossos maiores poetas populares e nas músicas dos cantadores e rabequeiros.

Utilizando a rabeca, primeiro instrumento trazido pelo colonizador, Travessia mostra os momentos mais significativos da cultura popular, correspondentes aos ciclos do gado, do cangaço, das secas e na relação mais íntima do homem com os sertões.

No programa obras musicais de domínio público (Séculos XVIII e XIX), de Zé Côco do Riachão, Elomar, Beira D’água, Villa-Lobos, Antenógenes Silva, Gereba, Guerra-Peixe, Geraldo Vandré e outros, e ainda as poesias caboclas e cordel de José Pacheco, Zé Laurentino, Pompílio Diniz, Chico Pedrosa, Zé Limeira e textos extraídos das obras de João Cabral de Melo Neto e João Guimarães Rosa.

O espetáculo conta com as participações especiais dos músicos Marcelo Taynara (violão e percussão) e Carlos Tampa (percussão) e ainda do Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto, grupo camerístico fundado há 15 anos.

JEZIEL PAIVA
Apresenta-se com rabeca construída pelo Sr. Nelson dos Santos (Nelson da Rabeca), de Marechal Deodoro, Alagoas, além de uma viola-de-arco alemã, de 200 anos, com a qual tocou nas orquestras: do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, Orquestra Sinfônica da Bahia e de Ribeirão Preto.

Na Bahia aprofundou suas pesquisas e desempenhou importante trabalho dentro da cultura popular participando de cantorias, realizando gravações e arranjos e apresentando-se com diversos cantadores pelos sertões nordestinos.

Tem atuado em rádios e televisões com programas e apresentações destinadas à difusão da nossa cultura popular sertaneja e realizando palestras sobre o tema.

Em 2003 foi homenageado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebendo o diploma de “Honra ao Mérito Cultural”.

É professor e arte/educador nas cidades de Uberaba e Ribeirão Preto bem como violista do grupo musical ACUAS-Ensemble e Presidente da Associação Cultural Antenógenes Silva-ACUAS.