15.11.06

COISA DE ARTISTA


"Outro dia desses me disseram que eu tinha cara de artista. Eu não estava nos meus melhores dias, e resolvi perguntar como é que era a cara de um artista.

- Bem, artista é tudo assim, ué.

- Assim como?

- Cabeludinho, barba mal feita, sabe como é?

- Não, não sei como é. Como é?

- Bem, todo artista tem esse jeito aí, que você tem, uns negócios diferentes.

- E que negócio você acha diferente em mim?

- Você... hã... usa umas pulseiras, por exemplo.

- Ah, pulseira é um negócio esquisito?

- Bem, é e não é.

- Mas é ou não é?

- Tudo bem, é. Usar pulseira é um negócio esquisito.

- Quer dizer que a senhora sua mãe é esquisita? Porque ela usa pulseira, não usa?

- Olha, eu estava aqui, na maior das boas intenções, e você vem aí, botar a mãe no meio...

- Eu não estou botando mãe no meio. Só queria saber como é a cara de um artista.

- Artista é assim, gosta de confusão, que nem essa que você tá fazendo agora.

- Ah, artista gosta de confusão?

- Você sabe muito bem do que eu tô falando.

- Não, não sei, do que é que você está falando?

- Eu tô falando que a gente olha para o cara e vê logo que ele é artista. Por causa do cabelo. Das roupas estranhas. Da barba. Artista é assim, sempre meio cabeludo, meio barbudo, com umas roupas estranhas. E gosta de fazer confusão...

- Quer dizer que o Bin Laden é um artista?

- O Bin Laden?

- É, o Bin Laden. Ele tem um cabelo esquisito, é barbudo, está sempre com aquelas roupas estranhas. E se tem um cara que adora uma confusão, é o Bin Laden. Então ele é um artista?

- Mas que coisa, é claro que o Bin Laden não é um artista. Também não é todo mundo que é artista.

- Ah, que nem o Drummond, né? O Carlos Drummond de Andrade também não era um artista. Por que o Drummond sempre usava terno. O cabelo curtinho. Parece que sempre tinha acabado de fazer barba. Um homem assim não podia nunca ser um artista, não é mesmo? Talvez ele fosse um... engenheiro? Ou um advogado. É, o Drummond tem cara de advogado. E o Lula? Ele tem cara de quê?

- O Lula?

- É, o Lula, o nosso presidente. Ele tem cara de quê?

- Olha, você não me venha com esse papo de artista...

- Papo de artista? Quer dizer que artista tem papo? E me diz aí, como é papo de artista?

- Ah, vai te catar!

- Catar? Artista também cata, é?"

Artur de Carvalho
(Extraído do site da Agência Carta Maior)

Ilustração do autor