16.6.07

Um Convite Irrecusável

Mas passado o concerto e o memorável encontro com João Carlos Martins foi a vez de ciceronear meu amigo Ênio Antunes, carinhosamente chamado por mim de Brejeiro.

Fomos tomar uma, matar a saudade dos velhos tempos e fazer planos para um futuro em curto prazo.

Eu explico: Ênio Antunes tem se destacado no cenário musical brasileiro principalmente na área acadêmica onde tem se dedicado na formação e preparação de jovens instrumentistas e práticas de conjuntos. É diretor artístico e regente titular da Orquestra Antunes Câmara, coordenador pedagógico e regente adjunto da Bachiana Jovem e professor e regente titular da Camerata FAAM (Faculdade Alcântara Machado).

É o idealizador do projeto “Arte do Som – Escola e Estilos” que acontece em São Paulo capital. Segundo ele esse projeto é um suporte na formação musical e profissional dos estudantes de música com foco nas manifestações culturais e principalmente no entendimento da estética musical.

Além das aulas e trabalhos de pesquisas são realizados workshops dirigidos por professores e artistas de reconhecimento internacional com objetivo de desenvolver o aprendizado da forma mais ampla considerando a compreensão de estilos, formas e características interpretativas da música dos mais diferentes períodos históricos.

Pois bem. Eu precisei relatar isso para dividir com meus compadres e comadres minha alegria de ter sido convidado por Ênio Antunes para me apresentar em São Paulo dentro de seu projeto.

Fiquei feliz por dois motivos: um de ter recebido do mestre Ênio Antunes o reconhecimento por meu trabalho e outro de constatar sua preocupação com a formação cultural plena de seus alunos, pois ao estar levando a cultura popular brasileira para ser vivenciada pelos participantes do projeto demonstra sua vontade de não deixar que os vínculos culturais sejam perdidos.

As barreiras foram feitas para serem transpostas e a cultura popular com causos, poesias caboclas, cantoria e cordel vai transpondo muros e misturando a rusticidade da rabeca com a sofisticação de violinos, violas de arco e violoncelos. Isso será o resultado dessa ação artística e cultural que acontecerá em São Paulo a partir de agosto deste ano graças ao convite que me foi feito pelo professor Ênio Antunes.