20.5.07

Loucos Por Música

O projeto Loucos Por Música já tem data para voltar ao cenário carioca. Será no próximo dia 22 de maio, no Vivo Rio.

O primeiro, dos cinco espetáculos, vai promover o encontro entre a cantora e compositora Zélia Duncan e o grupo Cidade Negra, que vão cantar grandes sucessos. A cada noite a abertura do evento ficará por conta de grupos musicaia formado por usuários de serviços de saúde mental, entre eles o Harmonia Enlouquece, Os Impacientes e o Sistema Nervoso Alterado.

No primeiro show de 2007, a abertura será da banda Harmonia Enlouquece, que contará com o auxílio luxuoso da ex-deputada Jandira Feghali na bateria.

A renda dos espetáculos será 100% destinada a instituições sem fins lucrativos, que utilizam a arte no tratamento e na inserção social de portadores de transtornos mentais.

Conheça mais sobre o projeto

Inspiradas pela ousadia da psiquiatra Nise da Silveira e sensibilizadas pelas condições desumanas com que ainda são tratados milhares de portadores de distúrbios mentais, as produtoras culturais Lana e Jane puseram seu trabalho a serviço da causa “Cuidar, sim. Excluir, não”. O embrião do projeto foi um show de Ney Matogrosso realizado no Teatro João Caetano, em 22 de dezembro de 2003, em prol da Casa das Palmeiras, instituição criada pela doutora Nise.

Em 2005, a Dupla Produtora criou o Loucos por Música para dar mais visibilidade à causa. Foram realizados seis shows, também em benefício daquela instituição. Em 2006 a renda foi doada aos programas de saúde mental do Centro de Teatro do Oprimido e à Associação Koinós.

Este ano, toda a renda arrecada será destinada à SOSINTRA e à ECCO, instituições sem fins lucrativos criadas por profissionais defensores da melhoria assistencial aos usuários de serviços de saúde mental. Elas atuam na lógica da desconstrução manicomial e da participação comunitária, procurando transformar o imaginário social da doença mental.

Fonte: O Fuxico