14.4.07

Arte e Educação (1)

Meus compadres e comadres: a partir de hoje (14/04)estarei divulgando aqui no blog alguns artigos relacionados ao papel da arte nas escolas e de ambas em nossa sociedade. Os artigos foram pescados do portal Carta Maior. Vamos ao primeiro:


ARTE E ENSINO
Tente lembrar o nome da sua professora de Educação Artística do ginásio. Tente lembrar algum conteúdo de Educação Artística do seu primário. Tente avaliar quanto de sua relação com a arte hoje se deve ao que foi oferecido a você pela escola. Não se assuste se suas respostas foram: “não lembro” ou “não tive”, “nada” e “zero”, a maioria das pessoas responderia da mesma forma.

Não importa se o leitor cursou Pré-Primário, Primário, Ginásio e Colegial ou se é mais jovem e chame-os de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; não importa se Educação Artística hoje seja chamada de Arte; existe um vácuo: o adulto fruidor-freqüentador-consumidor de arte ou não, raramente relaciona sua vivência de arte, na qualidade de cidadão, à convivência que teve com ela na escola.

A “arte da/na escola” e a arte freqüentada ou não-freqüentada pelo cidadão adulto após a escolarização pouco se comunicam. Não importa a idade que tenha ou a escola que freqüentou, para a maioria das pessoas, o vácuo permanece real e muitas vezes intocado.

É afirmar que todas as pessoas com escolarização básica no Brasil tiveram pelo menos uma aula de Arte por semana durante nove anos (8 anos no Ensino Fundamental e pelo menos mais um no Ensino Médio), nove anos! O que ficou? Se pensarmos em 40 semanas letivas, chegamos a 360 aulas de Arte para cada cidadão formado no Ensino Médio, sem contarmos os possíveis três anos de Educação Infantil.

Claro que a relação das pessoas com a arte ultrapassa as contribuições oferecidas pela escola e diz respeito a características da nossa cultura e cidadania. Mesmo assim, vale perguntar: qual o papel da Arte na escola? Qual o papel da escola na relação do futuro cidadão com a Arte?

Sabemos que essas perguntas conduzem-nos a centenas de outras que se desdobram em outras e mais outras. Mas o que adianta ficarmos prostrados diante de tanta complexidade? Temos que começar a discutir algumas perguntas, mesmo que se desdobrem e ampliem nossos questionamentos. Esse é o objetivo dessa coluna que hoje inauguramos: perguntar, responder, perguntar, dialogar, propor, perguntar.

Queremos estabelecer um diálogo constante que envolva toda a comunidade escolar a respeito da Arte na escola e do papel de ambas na sociedade.

Estaremos conctantemente trazendo idéias, sugestões e questões a respeito do trinômio Arte-Ensino-Sociedade, esperando com isso estarmos contribuindo para um diálogo amplo e ações consistentes na área de ensino de Arte nas escolas.

Isabel Marques e Fábio Brazil, professores e artistas, dirigem o CALEIDOS ARTE E ENSINO em São Paulo, capital, ministrando cursos e prestando assessoria a secretarias de educação, escolas públicas e privadas nas áreas de dança e poesia.