24.4.07

A predominância afro-descendente na música brasileira

Após 16 anos de pesquisa sobre a predominância afro-descendente na música brasileira, o maestro Marcelo Antunes Martins criou o projeto Os Mestres Mulatos com o objetivo de difundir a obra dos compositores, de Luís Álvares Pinto (1719-1789) a Alfredo da Rocha Viana Junior — mais conhecido como Pixinguinha — (1898-1973). Desenvolvido em várias etapas; na primeira fase, será apresentada uma leitura instrumental, abrangendo todos os períodos históricos da música brasileira. Serão dez concertos gratuitos e consecutivos, até dezembro, sempre no último domingo de cada mês.

No segundo concerto do projeto Os Mestres Mulatos, no dia 29 de abril, o maestro Marcelo Antunes Martins apresenta ao público obras dos mestres de autorias conhecidas do período colonial. São partituras de grandes mestres que remetem às obras pertencentes aos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, datadas do final do século XVIII e início do século XIX. Com patrocínio da Petrobrás, os brasileiros finalmente poderão conhecer as obras-primas desses gênios, todas conhecidas e autografadas, em formato instrumental. Os espetáculos serão realizados pela Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres e incluirão, ao longo da temporada, instrumentos típicos, como rabecas, trompas, percussão e clarinetes.

Na data será homenageado o maestro Júlio Medaglia, primeiro a reger um concerto com composições desses mestres. Teremos também a participação de Ademilson dos Santos, atual mestre capela da Irmandade, interpretando o Hino a São Benedito de sua autoria.

Além dos concertos, está previsto a gravação de CD para distribuição gratuita (10.000 cópias), com as principais obras do projeto. Para incentivar também a nova geração de músicos a preservarem a memória da música brasileira, serão disponibilizadas, pela internet, partituras adaptadas para orquestras modernas e grupos camerísticos.

A cada apresentação, o maestro Marcelo Antunes Martins dá uma rápida explicação sobre o que se trata a obra a ser orquestrada, proporcionando um clima bastante intimista e agradável de aproveitar o concerto. A escolha do repertório tem por critério dar luz à existência desses compositores, por isso foram selecionadas peças de curta duração, revelando algo predominante na genialidade desses mestres no decorrer da história: a alegria.

A IGREJA

A Igreja Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos está localizada no centro de São Paulo, Largo do Paissandu. A entidade foi criada para abrigar a religiosidade do povo negro, impedido de freqüentar as mesmas igrejas dos senhores, resiste à urbanização, mantendo em seu calendário uma devoção secular a Nossa Senhora. São realizadas procissões, novenas e rezas do terço, despertando o interesse dos que transitam pelas proximidades da avenida São João e da avenida Rio Branco.

Construída em 1725 com a arrecadação de doações e esforço dos malungos (irmãos), ser demolida para dar lugar a projetos de urbanização da Província. Os negros conseguiram manter relativo patrimônio ao redor dessa igreja, casas simples serviram para atividades religiosas, acolhimento dos alforriados e a administração da Irmandade, composta de diretoria e mesários.

Repertório – 29 de abril
Luís Álvares Pinto (1719-1789): Fragmentos de Te Deum Laudamos
Caetano de Mello Jesus (...1759...): Fragmentos de Recitativo e Ária
José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita: (1746-1805) Diffusa Est Gratia e Laudade Pueri Dominum; Ave Regina Caelorum; Gradual (Para o Domingo da Ressurreição}
Manuel Dias de Oliveira (1745-1813): Angelus Domini (Fuga do Egito); Encomendação das Almas;
Joaquim de Paula Souza Bonsucesso (...1820): Antífona de São Joaquim (Laudemus virum)
João de Deus de Castro Lobo (1794-1832): Salve Sancte Pater

SERVIÇO:
“Os Mestres Mulatos”
29 de abril de 2007 - 12h
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Largo do Paissandu s/n; Informações: (0xx11) 3331.1983;
Apresentação Gratuita;
Duração: 75minutos;
Capacidade: 240 lugares;
Censura: livre;
Metrô mais próximo: República

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